O piloto paraense Antônio Sena, mais conhecido como “Toninho Sena”, foi resgatado vivo na tarde deste sábado (06) após ficar desaparecido por 36 dias. O piloto sumiu durante o voo entre os municípios de Alenquer e Almeirim, na região oeste do Pará. O resgate foi feito por um helicóptero do Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) do Governo do Estado. Toninho Sena estava em uma área de mata fechada na região de Almerim, quase na divisa do Pará com o Amapá. O piloto chegou ainda na tarde deste sábado a Santarém.
A esperança de reencontrar com vida o piloto do Cessna 210 surgiu nesta sexta-feira (5), depois do contato telefônico de pessoas que encontraram o piloto e avisaram familiares dele. Ele foi encontrado por coletores de castanha em uma região próxima da divisa com o Amapá em uma localidade chamada Igarapé Puxuri.
A operação para busca e resgate do Antônio Sena reiniciou nas primeiras horas deste sábado (6), um helicóptero do Governo do Estado saiu de Santarém com destino ao local onde o piloto foi encontrado. No final da manhã, o Governo do Estado também enviou uma aeronave do modelo Caravan, que decolou de Belém. Essa terceira aeronave do Estado tem maior autonomia e capacidade de transporte.
O contato com a comunidade onde o piloto desaparecido estava localizado aconteceu por meio de um rádio amador com constante oscilação de sinal. Informações iniciais da equipe de resgate dão conta que o piloto Antônio Sena estava em uma área de mata extremamente fechada. Membros da comunidade estão tentando abrir uma clareira e sinalizar para permitir que o helicóptero encontre o local. A família do piloto também fretou uma aeronave que auxiliou na identificação do lugar dentro da mata.
Pelas redes sociais o governador Helder Barbalho (MDB) confirmou que o piloto Antônio Sena foi localizado com vida, o Grupamento Aéreo de Segurança Pública (Graesp) e integrantes das Polícias Civil e Militar de Santarém iniciaram o planejamento para resgate do piloto desaparecido.
Pessoal, uma ótima notícia. O piloto Antônio Sena, que estava desaparecido há mais de um mês, foi encontrado vivo hoje nas matas próximo ao município de Laranjal do Jari, no Amapá. Amanhã cedo, uma aeronave do Grupamento Aéreo de Segurança Pública do Pará fará o resgate. pic.twitter.com/IvVpvLiA51
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) March 5, 2021
Já em Santarém, amigos e familiares recepcionaram o piloto. Ainda da ambulância, Toninho falou com as pessoas que estavam no local aguardando sua chegada. Antônio Sena foi levado para um hospital particular do município, onde deve receber atendimento médico e passar por exames.
Envie denúncias, informações, vídeos e imagens para o Whatsapp do Portal Vastei
(93) 99243-5314 ou clique aqui e fale conosco
Você pode entrar em contato também pelo e-mail: jornalismo@vastei.com.br