Morreu na manhã deste domingo (14), em Belém, o apresentador de televisão e ex-vereador Ronaldo Porto. Ele estava internado em um hospital particular na capital devido complicações da Covid-19.
Nas redes sociais, é grande a mobilização de jornalistas e fãs de Ronaldo, um dos grandes nomes da comunicação no Pará.
O jornalista e político Ronaldo Porto, apresentava o programa "Barra Pesada" na RBA TV, afiliada a Band em Belém.
Além de personalidade de televisão, Porto também foi vereador em Belém, pelo MDB. A Câmara Municipal de Belém divulgou uma nota de pesar:
É com grande pesar que comunicamos o falecimento do ex-vereador Ronaldo Napoleão de Araújo Porto (Ronaldo Porto), que foi parlamentar desta Casa Legislativa pelo então PMDB, que muito contribuiu para os trabalhos do Poder Legislativo Municipal e desenvolvimento da capital paraense.
A Câmara Municipal de Belém presta solidariedade aos familiares e amigos por esta irreparável perda e rogamos para que Deus possa confortá-los nesse momento de grande dor, em que as palavras se apequenam e o espírito busca amparo na fé.
Já a RBA TV postou uma homenagem ao seu apresentador, definindo Porto como "grande amigo, excelente profissional e homem de bom coração".
Com tristeza, lamentamos informar que perdemos o nosso companheiro de longa jornada, Ronaldo Porto. Uma enorme perda pra todos nós. O grande amigo, excelente profissional e homem de bom coração nos deixou hoje pela manhã, 14.
— Rede Brasil Amazônia (@RBATVBelem) March 14, 2021
.
.
.#luto #gruporba pic.twitter.com/SmLa8FXO2c
O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), também lembrou o jornalista com carinho: "O Pará perde um grande radialista, narrador e apresentador. Seu trabalho ficará em nossas memórias".
Recebo com muita tristeza a notícia da morte do amigo, o jornalista Ronaldo Porto. O Pará perde um grande radialista, narrador e apresentador. Seu trabalho ficará em nossas memórias. Aos familiares, amigos e colegas de trabalho, meus sentimentos. pic.twitter.com/ya7hukhs8a
— Helder Barbalho (@helderbarbalho) March 14, 2021
Trajetória de Ronaldo Porto
Ronaldo Napoleão de Araújo Porto nasceu em fevereiro de 1952. Era bacharel em direito e também atuou como professor universitário. Começou sua carreira na comunicação em 1969 produzindo reportagens para a Rádio Marajoara.
Esteve à frente da cobertura de alguns eventos de âmbito internacional pela Rádio Clube e, atualmente, apresentava programas na TV RBA e também atuava em diversas coberturas esportivas. De 1997 a 2000, exerceu também mandato de vereador na capital paraense.
Com locução excelente, Ronaldo foi o responsável pela narração de dois dos maiores feitos dos gigantes clubes da Amazônia: narrou, em 1997, a partida que marcou o tabu de 33 jogos do Clube do Remo diante do Paysandu e, em 2003, a história vitória do Papão contra o Boca Juniors em La Bombonera, pela Libertadores.
G1 PA / UOL / DOL