A Alcoa acaba de lançar o seu Relatório de Performance Ambiental, Social e de Governança (ASG). Por meio de uma análise conduzida por um Comitê Regional de Sustentabilidade para nortear as estratégias e ações de sustentabilidade no país e a partir da percepção de colaboradores e stakeholder externos, incluindo clientes, comunidades, organizações não governamentais e associações do setor, a empresa identificou 17 temas materiais para as operações no Brasil, que são acompanhados e mensurados anualmente.
Cuidar das pessoas por meio de ajuda humanitária, flexibilidade e empatia foram as marcas de 2020 para a empresa, por meio de investimentos sociais e promoção do voluntariado. Além de apoiar diretamente as comunidades estabelecidas nos municípios onde a Alcoa mantém suas operações (Juruti-PA, São Luís-MA e Poços de Caldas-MG) com ações diretas e prevenção e combate à Covid-19, que totalizaram mais de R$ 4,5 milhões.
Respeitando o distanciamento social, o Instituto Alcoa e a Alcoa Foundation adaptaram projetos comunitários, atividades e programas, como o de voluntariado, para seguir apoiando as demandas locais nas áreas de Restauração Florestal e áreas protegidas, além de apoiar iniciativa de educação, geração de trabalho e renda e engajamento da sociedade.
O resultado foi um investimento de aproximadamente R$ 7,8 milhões, com o envolvimento direto de 510 voluntários e quase seis mil pessoas beneficiadas.
Para promover a diversidade e inclusão, a empresa redesenhou o programa de novos talentos. Como resultado, dentre as 108 vagas ofertadas, 60% foram ocupadas por mulheres e 48% por pessoas negras: pretos e pardos. Devido a iniciativas como esta, a empresa foi reconhecida como Melhor Empresa em Diversidade no setor de siderurgia e mineração pela Revista Exame.
A Alcoa vem elevando a discussão sobre direitos humanos e publicou em 2020 a Política para Povos Indígenas, que ressalta compromissos e respeito aos direitos das populações tradicionais, alinhados com os Princípios Orientadores das Nações Unidas para Negócios e Direitos Humanos e as Convenções Básicas da Organização Internacional do Trabalho.
No quesito segurança, a Alcoa consolidou o Programa de Gerenciamento de Riscos Críticos (CRM), com mais de 30 mil verificações de controles críticos realizadas em campo, com redução da taxa de incidentes de 2020 em 0,22 se comparado ao ano de 2019 (2020: 0,42/2019: 0,64). A taxa de incidentes considera todos os casos que resultaram em lesões, afastamento, restrição ao trabalho e tratamento médico de colaboradores diretos e indiretos.
A empresa, também, avançou na área ambiental, com ações que já estão sendo implementadas. “Publicamos a Política de Mudanças Climáticas e definimos uma nova meta de longo prazo para redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) com o caminho de descarbonização abaixo de 2º C, definido no Acordo do Clima de Paris. Além disso, publicamos, também, novas políticas sobre gestão da água e biodiversidade, que direcionam nossas atividades para preservar recursos preciosos em nossas comunidades e permitir que as gerações futuras desfrutem desses recursos”, argumenta o presidente da Alcoa Brasil.
Ao rever os feitos e compromissos de 2020, o presidente da Alcoa Brasil, Otávio Carvalheira, ressalta que, apesar da pandemia de Covid-19, a Alcoa progrediu nos três principais impulsionadores estratégicos: compartilhar valor com as comunidades onde as operações se desenvolvem; minimizar os impactos ambientais e aumentar a diferenciação de produtos.
“Revisamos nossas práticas de gestão e desempenho social e estabelecemos procedimentos corporativos para entender e controlar riscos adequadamente. Reforçamos nosso compromisso com a inclusão e a diversidade com ações para criar locais de trabalho confiáveis, seguros, respeitosos e inclusivos para todos os indivíduos, compartilhando essa reflexão com as comunidades em que atuamos”, explica Otávio.
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