A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtras), retornou com as atividades de enfrentamento ao Trabalho Infantil do Projeto Transformar Vidas (PTV), no Porto dos Milagres, no bairro Uruará, zona leste de Santarém.
De acordo com a coordenadora do Projeto, Ágatha Flexa, neste mês de fevereiro, a equipe técnica do PTV estará realizando o levantamento e atualização dos dados de familiares, a fim de atualizar os números e verificar a inserção de mais crianças e adolescentes no Projeto.
Na semana passada foi realizada uma reunião com os pais e responsáveis das crianças e adolescentes para falar das atividades para 2022, bem como firmar compromisso com as famílias durante a condução do Projeto. Na ocasião, 15 mães estiveram participando.
"Hoje houve a junção de crianças e adolescentes a fim de realizar a interação e socialização com a equipe do projeto, realizado dinâmicas e atividades lúdicas com recursos livres." – informou a coordenadora.
Segundo a Semtras, os dias de atividades com os adolescentes serão nas terças-feiras e às quintas-feiras o atendimento será para as crianças.
Durante o ano, serão desenvolvidas atividades socioeducativas, por meio da musicalização, dança, artesanato, ações recreativas e do atendimento psicossocial. Também serão realizados cursos e oficinas de empreendedorismo e geração de renda para pais e responsáveis.
O projeto
O projeto teve início em julho de 2020 após levantamento realizado pelas equipes da Rede Socioassistencial de Santarém, no período de ano 2018 até junho de 2020, onde foram identificados 49 casos de trabalho infantil nas adjacências da feira de Porto dos Milagres.
A iniciativa atualmente atende 28 famílias, dessas 44 crianças e adolescentes de 05 a 16 anos, através de atividades socioeducativas que buscam prevenir e erradicar situações de trabalho infantil, bem como promover a cidadania dos mesmos.