Pelo 2º ano consecutivo sem procissão, Círio da Conceição traz homenagens à Rainha do Tapajós

Em carro aberto, a imagem oficial de Nossa Senhora da Conceição percorreu várias ruas de Santarém.

Por Pablo Vastei em 29/11/2021 às 08:18:36

A maior manifestação religiosa do Oeste do Pará chegou a 103º edição e pelo segundo ano consecutivo foi em formato de condução da imagem, por conta da pandemia da Covid-19. Isso não impediu que milhares de fiéis homenageassem Nossa Senhora da Conceição, tanto em motos, carros, bicicletas ou nas mais diversas homenagens nas frentes das casas por onde a carreta da Círio passou. Foi um percurso de 15 km pelas ruas de Santarém, no oeste do Pará.

Ainda na Igreja São José Operário, de onde o Círio da Conceição saiu, uma Missa foi celebrada pelo arcebispo metropolitano, Dom Irineu Roman, além de párocos da arquidiocese de Santarém.

"Quando nós olhamos para Nossa Senhora, nós crescemos na nossa fé, na nossa dignidade como pessoas espitituais, pessoas, como pessoas que se encontram com Deus, porque Maria Ela vivei a fé, Ela foi orante e viveu a palavra de Deus. Por tudo isso Ela é um exemplo para nós." - disse o arecebispo, Dom Irineu Roman

Após a Santa Missa, por volta de 8h30, o carro que levava a berlinda com a imagem de Nossa Senhora da Conceição saiu em carreata da praça de São José Operário. Ao longo da Avenida Dom Frederico Costa e nas ruas adjacentes, milhares de veículos aguardavam para seguir junto com a imagem da Rainha do Tapajós.

Ao longo do percurso de 15km, os fiéis aguardavam a passagem da imagem da Padroeira, que passou em frente de 8 igrejas da Arquidiocese de Santarém. São Francisco (Área verde), São João Batista (Uruará), Sant’Ana (Santana), Nossa Senhora das Graças (Santa Clara), Nossa Senhora Aparecida (Aparecida), São Francisco de Assis (Caranazal), Santo Antônio (Laguinho), Nossa Senhora de Fátima (Fátima).

Passagem da imagem na Igreja São João Batista no bairro Uruará (Foto: Pablo Vastei)

Não faltou emoção em cada casa ornamentada e em cada olhar dos devotos cheios lagrimas de gratidão, amor e fé na Mãe de Jesus. Apesar de ser um círio diferente, a oportunidade de ver a imagem oficial da Rainha do Tapajós, passando ali na rua, abençoando os lares, foi única.

“Não tem emoção maior, foi algo inexplicável, eu espero que logo possamos caminhas ao lado de Nossa Senhora da Conceição, mas ver a mãezinha passando aqui na minha rua, não sei descrever a sensação, foi possível sentir a benção e amor de Maria” – contou a devota Maria Aparecida

Foto: Pablo Vastei

Em frente a Igreja de Sant’Ana, a romaria foi recebida por muitos fiéis da comunidade com fogos e cantos marianos.

Na paróquia de Nossa Senhora Aparecia, as crianças da catequese infantil aguardavam vestidas de anjos a berlinda passar.   

Homenagem na Paróquia de Aparecida (Foto: Pablo Vastei)

No cruzamento da Rodovia Santarém Cuiabá com Avenida Tapajós, a mais tradicional homenagem foi realizada pelo Sindicato dos Estivadores. O show pirotécnico este ano durou 10 minutos. A entidade realiza a homenagem há 47 anos.

O Círio da Conceição 2021 chegou na Catedral Metropolitana por volta de 11h30, o percurso durou 3 horas.

Segurança

O Círio da Conceição 2021 contou com apoio dos órgãos de segurança que atuam em Santarém; a Secretária de Mobilidade e Trânsito (SMT) disponibilizou 12 agentes para fazer ordenamento do trânsito ao longo do percurso. O Serviço Móvel de Urgência (Samu) atuou com duas ambulâncias e 13 socorristas. Também atuaram na romaria a Polícia Civil, Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal (PRF), Detran e Corpo de Bombeiros.

Foto: Pablo Vastei
PLAY
PLAY 2

Comentários

DOE SANGUE